Classe Econômica do 767 do MIAT de Ulaanbaatar a Frankfurt: Aviacionline

Depois de alguns dias muito agradáveis ​​na capital da Mongólia, Ulaanbaatar, infelizmente era hora de voltar para casa. Foram vários dias muito agitados; fomos convidados pelo MIAT e conseguimos escrever sobre o 767 Business Class deles – um dos produtos mais exóticos da Europa – e fazer alguns planespotting.

Agora era hora de voltar para a Europa; Como os voos deles estão muito cheios no verão, desta vez voaríamos na cabine econômica. No entanto, foi uma boa oportunidade para ver se seu produto de lazer resistia ao teste.

O voo partiu originalmente de Ulaanbaatar pela manhã. Ele não fez conexão com nenhum voo de entrada, mas foi o último da onda de partidas internacionais do MIAT naquele dia.

– Propaganda –

E por causa disso, naturalmente havia muita gente nos balcões de check-in, mas mesmo assim a fila andava bem rápido e logo estávamos com nossos cartões de embarque em mãos.

O Aeroporto de Ulaanbaatar foi inaugurado recentemente e a estrutura é muito moderna. Esta placa comemora a conclusão das obras, feitas em parceria com o Japão.

E devo dizer que o aeroporto parecia muito moderno, embora pequeno (mas lembre-se de que a Mongólia também tem uma população pequena). Atende muito bem ao seu propósito, mesmo estando bem longe do centro da cidade.

A triagem de segurança também não demorou muito e logo estávamos em frente ao nosso portão.

Estas foram as restantes saídas do dia. Você consegue adivinhar todos os destinos no alfabeto mongol/cirílico?

A resposta está abaixo.

As vistas das janelas eram ótimas, com este MIAT 737-800 quase pronto para partir para Seul/Incheon e um Hunnu Air Embraer 190 partindo para a mina Oyu Tolgoi.

E aqui estava nosso passeio do dia; novamente, o único 767-300ER do MIAT, JU-1021. E por trás dele, um convidado muito especial; O VIP 747-400 da Air China, que trazia o presidente do Congresso Nacional do Povo da China, Li Zhanshu, que estava em visita oficial à Mongólia.

O embarque começou pontualmente — o voo realmente estava lotado.

Apesar disso, tudo correu de uma forma muito tranquila.

Chinggis Khaan, a aeronave, parecia tão fresca quanto no primeiro vôo.

A única diferença é que agora eles adicionaram essas capas de encosto de cabeça, patrocinadas por um banco local com as cores populares de um artista brasileiro, Romero Britto.

Desta vez, porém, passaríamos pela Business Class.

O embarque foi encerrado às 09h50, exatamente no horário previsto para a saída.

As telas de entretenimento pessoal eram assim: de modelo mais antigo, mas ainda bastante responsivas ao toque.

O pushback se seguiu rapidamente: é uma pena que a luz estivesse tão ruim, mas ainda assim conseguimos tirar uma ou duas fotos do 747 da Air China.

O espaço para as pernas, a propósito, era padrão. O assento também era padrão para classe econômica de longa distância (não há muito mais que você poderia esperar, pois o assento tinha encosto de cabeça ajustável e reclinação mínima).

Uma última foto do 747; o movimento ao redor estava aumentando, então parecia que estava prestes a partir.

Sem trânsito pela frente, o táxi e a decolagem começaram bem rápidos, às 10h19. Este é um voo de nove horas e, como a cabine estava cheia, a decolagem foi bastante longa.

Despedimo-nos, por enquanto, das belas paisagens da Mongólia.

Definitivamente foi um belo dia para voar.

Alguns minutos após a descolagem, a tripulação iniciou a preparação da cabine para a primeira refeição. Eles entregaram os fones de ouvido (os mesmos dados na Classe Executiva).

E quando a refeição estava prestes a ser entregue, fizemos uma inversão de marcha.

Liguei para a FA para perguntar o que estava acontecendo e ela foi perguntar ao capitão. Ela rapidamente voltou nos dizendo para ouvir seu anúncio.

O capitão disse que eles tinham um problema e que a decisão deles era retornar a Ulaanbaatar para que os técnicos do MIAT pudessem investigá-lo.

Como estávamos muito acima do nosso peso máximo de pouso, o capitão anunciou que despejaríamos combustível. Foi a primeira vez para mim e estou feliz por estarmos na classe econômica, pois permitia essas vistas fantásticas.

Nunca imaginei que a pressão com que o combustível é dispensado fosse tão forte, e os outros passageiros também pareciam muito surpresos.

Mas acho que a equipe lidou com a situação muito bem no que diz respeito às comunicações, porque ninguém parecia com medo ou algo assim.

Passamos cerca de uma hora e meia orbitando a noroeste de Ulaanbaatar, e pousamos de volta no Aeroporto Internacional Chinggis Khaan às 13h39.

O desembarque foi bastante rápido e obviamente não foi feito com pressa.

Por enquanto, não estava preocupado, pois felizmente havia reservado meu voo de volta para casa no dia seguinte à minha chegada.

Da parte do MIAT, a equipe tem trabalhado arduamente no APU tentando nos colocar em funcionamento o mais rápido possível – e com segurança.

O MIAT lidou com o atraso muito bem; Como nosso voo era a última partida do dia do aeroporto, nessa fase todas as lojas do aeroporto estavam fechadas. Com isso, todos receberam uma refeição leve e bebidas gratuitas do carrinho da aeronave (acho que não desperdiçaram a comida do primeiro serviço).

Durante todo o tempo os agentes aeroportuários mantiveram os passageiros informados sobre a situação e os orçamentos, entregando também certificados assinados comprovando o atraso, para quem precisasse.

Outra tripulação foi trazida e, pouco antes das 18h, o embarque foi liberado. E eu nunca tinha visto um 767 cheio ser embarcado tão rápido!

Às 18h16, começou o pushback. Mais uma vez, o táxi foi rápido, já que éramos a última partida do dia.

E as vistas não decepcionaram.

Os pilotos começaram a aplicar empuxo no par de GE CF6. Alguns segundos depois, o JU-1021 ganhou os céus lindamente sobre as vistas espetaculares do interior da Mongólia.

Depois de virar à direita, o aeroporto podia ser visto da janela.

Não demorou muito até que o serviço fosse iniciado. Mais uma vez os fones de ouvido foram entregues e a escolha foi simples entre carne ou peixe. A quantidade de refeição era suficiente e tinha um gosto bom também.

Mais uma vez, o profissionalismo da tripulação do MIAT brilhou. Eles sabiam o quão desconfortável era um atraso tão grande, mas ainda assim lidaram com tudo com muito profissionalismo.

Como estávamos “correndo” contra o sol em nossa rota leste-oeste, esse foi um pôr do sol muito longo.

E novamente, como no primeiro voo, a cabine foi mantida limpa durante todo o voo.

Infelizmente, porém, não consegui dormir, devido ao horário do voo. Mesmo assim, trouxe meus próprios podcasts e alguns livros para passar o tempo.

Falando em entretenimento, deixei minha tela durante todo o voo no canal do mapa. Mas se você está se perguntando, a seleção de filmes é a mesma que eles oferecem na Business Class, apenas em uma tela menor.

Cerca de duas horas antes de começarmos nossa descida para Frankfurt, o segundo serviço de refeição foi iniciado.

E surpreendentemente, foi mais uma vez um prato principal; Na verdade, as opções eram as mesmas de antes e também eram tão boas quanto antes.

Nossa rota nos levou até Moscou e depois para a Letônia, Lituânia, Kaliningrado e Polônia, antes de entrarmos no espaço aéreo alemão. Nossa altitude final de cruzeiro foi de 34.000 pés.

A noite tinha acabado de cair quando começamos nossa descida para Frankfurt, às 20h18 (horário da Alemanha), no momento em que sobrevoávamos Leipzig.

Como fomos sequenciados para as finais, nosso voo foi muito tranquilo. E assim foi o touchdown em Frankfurt, às 20h59 — com um atraso de sete horas e 59 minutos.

Antes de entrarmos em nossa posição, ainda tivemos que esperar mais 15 minutos enquanto outras aeronaves passavam pelo aeroporto de Frankfurt.

Mas logo estávamos estacionados, e o grupo de terra correu para virar a aeronave. Estávamos muito cansados, mas foi uma boa experiência com o MIAT; segurança em primeiro lugar, afinal.

Depois de uma experiência surpreendentemente boa na Classe Executiva do MIAT, foi bom ver que a Classe Econômica deles era tão boa (obviamente, relativamente falando). A equipe foi adorável novamente, as opções de comida eram boas e o sistema de entretenimento estava bom.

Naturalmente, como eu disse no primeiro relatório, não faz sentido exigir que o MIAT tenha feito mais em seus 767s, pois eles receberão seus 787s em breve.

E mais uma vez é importante lembrar, o MIAT atua praticamente sozinho no mercado Europa-Mongólia, por ser muito pequeno. Na maior parte dos mercados que o MIAT atende, ele é o único participante, já que a população da Mongólia (e, portanto, seu mercado consumidor) é pequena.

Mas à medida que o MIAT cresce em mais mercados e a Mongólia se torna um destino popular para turistas estrangeiros, é importante para a companhia aérea ter uma boa exibição em termos de produto, o que eu acho que acontece. E será interessante ver como serão seus 787s.

Por fim, o atraso foi muito bem administrado considerando tudo. Afinal, é importante observar que o MIAT é uma pequena operadora; não possui uma grande frota, portanto não poderia substituir prontamente nossas aeronaves. Refeições foram oferecidas aos passageiros durante o atraso, e nunca levaram nenhuma informação de quem pediu.

Foi uma maneira muito profissional de lidar com uma situação difícil e, para mim, mostrou que sim, o MIAT é uma opção muito interessante a ser considerada se a oportunidade surgir novamente – eles também oferecem, de tempos em tempos, algumas conexões da Europa para o Extremo Oriente, o que o torna ainda mais atraente para os passageiros em conexão.

E, a propósito, se você tiver a oportunidade, considere visitar a Mongólia. Nós nos divertimos muito lá; As pessoas são incrivelmente amigáveis ​​e a atmosfera é super legal. Saímos e já não víamos a hora de voltar…